Dark
Light
Hoje: set 19, 2024
Dark
Light

Abraji critica decisão de Moraes que impede entrevista de Filipe Martins à Folha de S. Paulo

Abraji critica decisão do STF que impede sociedade de entender melhor as acusações pós-eleitorais envolvendo golpe de estado.
Abraji
MATÉRIA POR
3 semanas atrás

Abraji:  Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo manifestou grande preocupação em relação à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu a realização de uma entrevista com Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, pelo jornal Folha de S. Paulo.

Filipe Martins esteve preso por seis meses, acusado de envolvimento em uma suposta trama para um golpe de estado durante as eleições presidenciais de 2022. Libertado em 9 de agosto de 2024, o ex-assessor está sujeito a uma série de medidas cautelares, entre elas a proibição de comunicação com outros investigados. Essa foi a justificativa utilizada por Moraes para vetar a entrevista, que havia sido solicitada formalmente pela Folha em 18 de junho.

Em sua decisão, datada de 22 de agosto, o ministro afirmou que, “no atual momento das investigações, em virtude da proibição de comunicação com os demais investigados, a realização da entrevista jornalística com o investigado não é conveniente para a investigação criminal, a qual continua em andamento.” O processo segue sob segredo de justiça, segundo apuração da Folha de S. Paulo.

A Abraji, no entanto, argumenta que, embora a investigação esteja em curso, impedir a entrevista prejudica o direito da sociedade de compreender melhor o período pós-eleitoral, durante o qual o bolsonarismo foi acusado de conspirar para um golpe de estado e de incitar confrontos com autoridades e danos ao patrimônio nacional.

Diante disso, a Abraji defende que a entrevista deveria ser permitida e espera que o STF e o ministro Alexandre de Moraes revisem a decisão.

Diretoria da Abraji, 28 de agosto de 2024

Encontrou algum problema ou erro na matéria? Entre em contato ou solicite o direito de resposta.

Apoie o Jornalismo Independente

Seu apoio é crucial. Ajude-nos a continuar com nosso trabalho jornalístico.

Comentar sobre a matéria

Your email address will not be published.